Conheça mais sobre a história e a cultura do Rio Grande do Sul


Conheça mais sobre a história e a cultura do Rio Grande do Sul

O Rio Grande do Sul é forte por natureza, culturalmente rico e conta com uma história de orgulho para o seu povo. Desde os primeiros conflitos territoriais com países vizinhos até a Guerra dos Farrapos, passando pela chegada dos imigrantes, esse estado se consolidou como uma potência nacional.

Isso se deve aos diferenciais da cultura do Rio Grande do Sul. Dentre eles, destaca-se a existência de diversos museus, de construções que lembram a arquitetura europeia e sua gastronomia farta. Além disso, há a natureza exuberante da Serra Gaúcha.

Elaboramos este artigo para que você conheça alguns aspectos interessantes da história da região. Portanto, não deixe de ler!

Conheça a história do Rio Grande do Sul

Inicialmente, o Rio Grande do Sul era habitado por índios das tribos Guarani, Charrua, Minuano e Kaigang. O estado foi palco de inúmeros conflitos relacionados à posse de terras antes mesmo da descoberta do Brasil por Pedro Álvares Cabral.

Dica: 5 razões para fazer uma viagem para o sul do país

Nos séculos XVI e XVII, diversas guerras entre portugueses e espanhóis definiram as fronteiras. Inclusive, o estado chegou a pertencer à Espanha em 1494 devido ao Tratado de Tordesilhas.

No entanto, a coroa portuguesa investiu na conquista do território e socorreu a praça meridional chamada Colônia do Sacramento localizada às margens do Rio Prata. Depois, por volta de 1680, os jesuítas fundaram a primeira cidade do Rio Grande do Sul: São Francisco de Borja, atualmente conhecida como São Borja.

A chegada dos primeiros imigrantes e a Guerra dos Farrapos

Imigrantes alemães e italianos desembarcam no estado a partir de 1824 em busca de terras para o desenvolvimento da agricultura. A princípio, eles produziam artesanatos, extraíam madeira e realizavam a vitivinicultura.

No entanto, a população não estava satisfeita com a cobrança de altos impostos pela coroa portuguesa. Em razão disso, rebeldes republicanos (conhecidos como Maragatos) partiram para o confronto conhecido como Revolução Farroupilha ou Guerra dos Farrapos.

Dica: Veja 5 festas do Rio Grande do Sul que você precisa conhecer

A Guerra dos Farrapos iniciou-se em 1835 e causou a morte de quase 50 mil pessoas em seus 10 anos de duração. Apesar disso, o confronto teve um desfecho favorável ao desenvolvimento do comércio graças ao Tratado de Poncho Verde, assinado em 1845.

O dia do gaúcho é comemorado em 20 de setembro, dia de início da guerra.

Descubra a cultura do Rio Grande do Sul

O Rio Grande do Sul teve uma evolução cultural consideravelmente mais rápida em comparação aos demais estados brasileiros por causa da presença maciça de imigrantes europeus.

Por influência desses imigrantes, o povo rio-grandense se habituou a valorizar a educação, as riquezas arquitetônicas e a preservação histórica. Atualmente o estado contabiliza 449 museus, a maior quantidade em relação a todas as outras regiões brasileiras.

Dica: 

O patrimônio histórico também é amplo e dispõe de inúmeras construções que remontam à arquitetura europeia.

Também se destacam as danças típicas, as festas tradicionais das comunidades locais, além dos costumes gastronômicos, como o chimarrão e o churrasco.

Desfrute das belezas naturais do Rio Grande do Sul

Além das riquezas arquitetônicas e culturais, o Rio Grande do Sul transborda belezas naturais por todos os lados.

Seja no litoral ou na serra, há atrações para os gostos mais diversos. Um destino que conquista os turistas é Gramado, mas as demais cidades que compõem a Serra Gaúcha são igualmente exuberantes.

Quer um guia completo para aproveitar a Serra Gaúcha da melhor forma? Clique no banner!

Banner - Guia da Serra Gaúcha

Você poderá conhecer de perto a cultura do Rio Grande do Sul e viver momentos inesquecíveis ao visitar o Sul do Brasil.

Ficou interessado em conhecer o Rio Grande do Sul? Então compartilhe este artigo em suas redes sociais e chame quem você ama para aproveitar um passeio maravilhoso!




Por
01/11/2018

O Varanda das Bromélias trouxe uma inovação ao mercado de hospedagem em Gramado - foi o primeiro boutique hotel do Brasil. Localizado na Serra gaúcha, possui apenas 17 apartamentos, cada um com sua própria decoração, muito charme, muito conforto.


Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!