4 curiosidades sobre Gramado que você não conhecia


4 curiosidades sobre Gramado que você não conhecia

Gramado é uma cidade apaixonante com sua bela arquitetura, rica gastronomia e opções de passeios muito divertidas e variadas, como o Mini Mundo e o Snowland. Esses são pontos já são bastante conhecidos do público, não é mesmo? Mas o que muita gente não sabe é que existem várias curiosidades sobre Gramado.

Por isso, relacionamos neste artigo 4 fatos curiosos que vão deixar a sua viagem mais interessante e cheia de conhecimento. Leia o post até o fim e tenha certeza que a sua próxima viagem a esse destino será vista com outros olhos. Vamos lá?

1. O nome da cidade está relacionado aos tropeiros

A primeira curiosidade sobre Gramado não poderia ser outra: a origem do seu nome. Ainda que não seja totalmente certo, acredita-se que está relacionado à passagem dos tropeiros por esta região. As comitivas chegavam no local e encontravam um imenso campo verdinho.

Dica: 4 lugares calmos para viajar nas suas próximas férias

Devido aos vários dias de viagem, aproveitam esse espaço para descansar e recarregar as suas energias para continuar o percurso. Por conta disso, a área ficou conhecida como Gramado, que era a visão que os tropeiros tinham ao chegar no topo da Serra: um campo de mata verde e macia.

2. O incêndio que originou o Lago Negro

O Lago Negro, que é um belo local para passear de pedalinho, existe, na verdade, por conta de uma tragédia. Conta a história que em 1942 um imenso incêndio ocorreu no local onde é o lago — essa era uma região de mata, que foi devastada pelo fogo. O resultado foi um grande espaço vazio e sem vida.

Alguns anos depois, um dos pioneiros do turismo na cidade, Leopoldo Rosenfeldt, teve uma brilhante ideia: inundar a lacuna criada com o incêndio e formar um lago. Com o auxílio dos moradores, uma fenda foi aberta bem próxima a uma vertente, como isso, a água tomou conta.

Dica: 5 pontos turísticos de Gramado que você não pode deixar de conhecer

Por fim, para que o lago lembrasse as paisagens europeias, foram importadas mudas de árvores da região da Floresta Negra, na Alemanha. E, dessa forma, o local passou a se chamar Lago Negro.

3. Gramado não possui semáforos

Uma das curiosidades sobre Gramado mais interessantes é que a cidade não possui semáforos e, mesmo assim, na maior parte do tempo não existem congestionamentos. A grande verdade é que há muito respeito entre os motoristas e os pedestres — a maioria dos carros param na faixa para as pessoas atravessarem.

Dica: Conheça a história e o que fazer em Gramado e Canela

Essas características garantem um trânsito sem estresse ou grandes problemas. A propósito, conta-se na cidade que, certa vez, um semáforo foi instalado. Contudo, precisou ser retirado por um motivo simples: estava causando muito trânsito. Curioso, não?

4. Uma cidade e três culturas

Gramado é uma cidade cheia de referências europeias e, apesar da colonização alemã ser a mais conhecida, não foram os alemães os primeiros a chegar. Em 1873, os portugueses chegaram à região e somente depois vieram os imigrantes alemães e os italianos, da cidade de Caxias do Sul.

A mistura dessas três culturas foi determinante para a formação da cidade e do seu povo, que é conhecido como hospitaleiro e receptivo. Além disso, outro ponto importante é a culinária, como esses países são conhecidos por sua boa gastronomia, isso reflete até hoje nas excelentes opções de comida que os visitantes encontram na cidade.

Interessantes as curiosidades sobre Gramado, não é mesmo? Por fim, vale uma dica: ao planejar a sua viagem para a cidade, lembre-se de escolher um hotel acolhedor e com boa infraestrutura. Essa decisão deixará seus dias ainda mais apaixonantes, acredite!

Ficou com vontade de viajar para esse belíssimo destino chamado Gramado? Clique no banner e garanta sua reserva!

Banner - Garanta sua reserva




Por
19/09/2018

O Varanda das Bromélias trouxe uma inovação ao mercado de hospedagem em Gramado - foi o primeiro boutique hotel do Brasil. Localizado na Serra gaúcha, possui apenas 17 apartamentos, cada um com sua própria decoração, muito charme, muito conforto.


Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!