Veja 5 festas do Rio Grande do Sul que você precisa conhecer


Veja 5 festas do Rio Grande do Sul que você precisa conhecer

Além das belezas naturais e de toda a tradição dos seus povos, o Rio Grande do Sul tem um atrativo muito especial: as festas!

Com inúmeras opções que valorizam a gastronomia regional, as danças típicas, a boa música e também as bebidas, como vinhos, cervejas artesanais e chimarrão, as festas do Rio Grande do Sul atraem turistas de todas as partes do Brasil e também do exterior.

Com o objetivo de aguçar o seu desejo, reservamos neste post 5 festas regionais que merecem a sua visita. Portanto, continue a leitura e venha conhecer!

1. Natal Luz       

Atraindo uma média de 2 milhões de visitantes todos os anos em Gramado, o evento conta com aproximadamente 500 apresentações.

Trata-se da maior festa natalina da América do Sul, com inúmeros espetáculos, como o gratuito show de acendimento e os pagos "Reencontros de Natal", "O grande desfile de Natal", entre outros.

Dica: 5 eventos que você deve conhecer em Gramado

Com excelentes atores, atrizes, bailarinos, cantores e uma produção musical e pirotécnica impecável, o Natal Luz é um momento que não pode ficar de fora da sua agenda, seja em um fim de semana, feriado ou férias.

2. Octoberfest

Uma das mais tradicionais festas do Rio Grande do Sul, a Octoberfest de Santa Cruz do Sul já acontece há mais de 30 anos. Ela é famosa por concentrar em um mesmo parque a valorização de diferentes tipos de cervejas, além de danças típicas, culinária farta, shows musicais e muita diversão.

A infraestrutura é totalmente adequada para a recepção dos turistas e oferece muitas atrações nos dias da festa, que acontece em outubro, como o próprio nome diz.

Os visitantes podem conferir apresentações folclóricas, escolhas das soberanas, bailes, disputas de jogos germânicos, grupos teatrais, barracas de comidas típicas da culinária alemã e, claro, muita cerveja.

Na Octoberfest ocorre ainda a Feirasul, com expositores e agricultores familiares em barracas que valorizam o artesanato regional e a produção hortifrutigranjeira.

3. Festival de Cinema

O Festival de Cinema de Gramado é a festa mais esperada pelos artistas, produtores, diretores e celebridades do mundo da sétima arte e também da TV e da Internet.

Desembarcam na cidade não só os participantes do festival como turistas e admiradores do cinema nacional, com premiações e baladas que transcorrem ao longo do mês de agosto.

Gramado e a Serra Gaúcha reservam diversas atrações! Clique no banner e saiba como aproveitar o melhor da região!

Banner - Guia: Tudo o que você precisa saber sobre a Serra Gaúcha

O evento é internacional e já conta com quatro décadas de história, tendo mostras competitivas de curtas e todo o glamour do tapete vermelho na Rua Coberta.

Além do Festival propriamente dito, ao longo dos dias a cidade vivencia uma efervescência cultural, com festas de diferentes estilos, do MPB ao Funk, passando pela música eletrônica.

4. Festa da Uva

Realizada em Caxias do Sul, a Festa da Uva é tão tradicional quanto a imigração italiana no estado. Ela acontece no Pavilhão de Eventos da cidade.

São oferecidos diversos tipos de vinhos, sucos, uvas com recheios, como chocolate, além de apresentações de danças típicas, barracas de artesanatos e também de comidas típicas italianas. É um passeio muito recomendado para famílias!

5. Festival do Quentão

O Festival também faz um resgate das tradições da Itália e acontece na cidade de Bento Gonçalves, revivendo as festas juninas. Milho verde, pamonha, pinhão, amendoim, quentão, vinho e pratos variados estão no cardápio, atraindo milhares de turistas que também aproveitam para conhecer a vizinha Garibaldi e suas vinícolas.

Dica: 

Ficou com vontade de participar de uma das festas do Rio Grande do Sul citadas no post? Então compartilhe este artigo em suas redes sociais e motive amigos e familiares a embarcarem na viagem!




Por
10/10/2018

O Varanda das Bromélias trouxe uma inovação ao mercado de hospedagem em Gramado - foi o primeiro boutique hotel do Brasil. Localizado na Serra gaúcha, possui apenas 17 apartamentos, cada um com sua própria decoração, muito charme, muito conforto.


Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!