Culinária Gaúcha: quais são os pratos e as bebidas típicas da região?


Culinária Gaúcha: quais são os pratos e as bebidas típicas da região?

Você já pensou em reunir na sua próxima viagem as encantadoras paisagens do Rio Grande do Sul com o melhor da culinária gaúcha? Se a ideia pareceu interessante, prepare as malas, pois o seu destino não pode ser outro!

A Serra Gaúcha conta com um clima frio, semelhante ao encontrado na Europa, e os gaúchos têm muito orgulho de suas tradições, do seu estado e de sua culinária, que é saborosa, rica e variada.

Se você deseja saber mais sobre os principais pratos típicos dessa região, acompanhe o post, pois vamos apresentar o melhor da culinária local!

Arroz de carreteiro

Culinária Gaúcha - arroz carreteiro

Fonte: Ana Maria Brogui

O arroz carreteiro, que popularmente é conhecido apenas como “carreteiro”, é um dos pratos mais populares do Rio Grande do Sul. É uma mistura de arroz com carne de charque e a sua preparação tradicional é na panela de ferro, o que lhe garante um sabor ainda melhor.

Tainha na taquara

Culinária gaúcha - Tainha na Taquara

Fonte - Restaurante Micaela

A tainha na taquara é um prato facilmente encontrado no litoral do estado. Constitui-se de uma tainha — ou anchova — presa a um espeto feito de bambu-taquara e assada sobre a lenha em brasa.

Dica: 5 restaurantes em Gramado para explorar o melhor da culinária

Matambre recheado

Culinária Gaúcha - Matambre Recheado

Fonte - Revista Sabores do Sul

O matambre recheado é mais uma das delícias da culinária gaúcha. É um prato feito à base de carne — de um corte localizado perto da costela do boi —, e, apesar de não ser muito conhecido no resto do Brasil, é facilmente encontrado no Rio Grande do Sul e também na Argentina e no Uruguai.

O matambre é recheado com ingredientes como cebola, linguiça e queijo, depois a peça é enrolada e assada no forno ou no bafo.

Churrasco

Culinária Gaúcha - Churrasco

Fonte - Reviva Nutrição

O churrasco é o prato mais conhecido e também o mais preparado pelos gaúchos. O churrasco gaúcho consiste em assar em espetos carnes temperadas de origem bovina, suína e caprina em uma churrasqueira de carvão vegetal.

Pinhão

Culinária Gaúcha - Pinhão

Foto - Mãe de Guri

O pinhão é encontrado na região Sul do país no período de frio (principalmente maio e junho). Na sua forma mais tradicional, é cozido em água quente com sal, sendo possível também prepará-lo em uma chapa quente ou em fogões a lenha. Em seguida, basta descascá-lo para o consumo.

Dica: Descubra como e onde apreciar um bom fondue em Gramado

O fruto pode ser consumido puro, como petisco, ou, ainda, adicionado em pratos diferenciados.

Chimarrão

Culinária Gaúcha - Chimarrão

Fonte - Uol

O chimarrão é tradicional da região sul da América do Sul e muito consumido pelos gaúchos. A bebida, que tem sabor amargo, é montada com erva-mate moída e água quente dentro de uma cuia. É o acompanhamento perfeito para uma roda de conversa.

Costela assada no chão

Culinária Gaúcha - Costela assada no chão

Fonte - Ilha do mel

No Rio Grande do Sul, a costela de gado, de porco ou de carneiro costuma ser temperada apenas com sal grosso e assada no fogo de chão por muitas horas. O resultado é uma carne suculenta e saborosa muito apreciada pelos gaúchos.

Ficou com vontade de conhecer esse estado maravilhoso e experimentar as delícias da culinária gaúcha? Então marque a sua viagem e inclua as dicas gastronômicas deste post no seu roteiro para deixar sua passagem pelo estado ainda melhor!

Se o seu destino no Rio Grande do Sul for a Serra Gaúcha, clique no banner e conheça nosso guia completo para montar sua viagem!

Guia completo da Serra Gaúcha

Se você gostou das nossas dicas e quer receber mais indicações como as que você conheceu neste post, inscreva-se em nossa newsletter para ficar por dentro de todos os nossos novos conteúdos.




Por
28/11/2018

O Varanda das Bromélias trouxe uma inovação ao mercado de hospedagem em Gramado - foi o primeiro boutique hotel do Brasil. Localizado na Serra gaúcha, possui apenas 17 apartamentos, cada um com sua própria decoração, muito charme, muito conforto.


Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!