Tudo o que você precisa saber sobre a culinária do sul do Brasil


Tudo o que você precisa saber sobre a culinária do sul do Brasil

Não é segredo algum que o Brasil é extremamente rico e diverso, inclusive quando se trata de gastronomia. Cada Estado tem comidas tradicionais que marcam a sua cozinha, encantando turistas e locais. Mas o que você já conhece sobre a culinária do sul? Sabe quais pratos não pode deixar de experimentar quando estiver por lá? 

Preparamos o artigo de hoje pensando em resolver essa dúvida. A seguir, veja quais são as raízes da culinária típica gaúcha e confira algumas das principais receitas da região, com ingredientes e modo de preparo!

Entenda as raízes da culinária do sul do Brasil

Não é exagero dizer que a culinária gaúcha é uma das mais ricas do Brasil. Moldada sobretudo por imigrantes alemães, italianos e portugueses, seus pratos também receberam influências espanholas, africanas e dos países que fazem fronteira com o estado (Argentina, Paraguai e Uruguai). O resultado de toda essa mistura são comidas deliciosas, diversas, ricas em aroma e sabor e cheias de herança cultural. 

Dica: 

Confira os principais pratos típicos da região 

Arroz carreteiro

​O arroz carreteiro talvez seja um dos pratos gaúchos mais famosos ao redor do País — tanto é que foi adaptado a outras culinárias regionais, como a goiana e a mineira. Além do grão, o preparo tem como base o charque e é complementado principalmente por ingredientes como cebola, alho e cheiro verde. 

Além de saboroso, o prato conta com uma história cheia de tradição: ele foi criado pelos mercadores (também chamados de carreteiros) que atravessavam os pampas gaúchos em carros de boi carregando charque e arroz. ​Ou seja, se você quer apreciar uma refeição tipicamente gaúcha, o arroz carreteiro é a opção certeira. 

Fondue

Embora o fondue seja de origem suíça, trata-se de um dos pratos mais consumidos na região da Serra Gaúcha — uma vez que combina perfeitamente com aqueles dias mais frios, nos quais gostamos de nos aquecer com uma bela refeição. Não é a toa que, por lá, são vários os restaurantes especializados em servi-lo. 

Dica: 

Uma das especialidades gastronômicas de Gramado, por exemplo, é o delicioso e aconchegante fondue de queijos (gruyère, emmental, entre outros). Contudo, é também bastante comum encontrar as famosas "sequências de fondue", começando por queijos, passando por carnes e chegando até as frutas e chocolates. 

Capeletti in brodo

A sopa de capeletti — ou capeletti in brodo — é outro clássico da Serra Gaúcha. É tradição no Rio Grande do Sul, inclusive, sendo servido como prato de entrada nas galeterias. Além disso, é uma pedida certa tanto para o almoço nas reuniões familiares quanto para o jantar nos dias mais frios

Garanta momentos inesquecíveis se hospedando em um hotel premiado! Clique no banner e consulte a disponibilidade!

Banner - Traveller's Choice

A receita é de origem italiana e consiste na massa (recheada com carne, frango ou outros) servida com um caldo forte e delicioso. Para deixar a experiência ainda melhor, é interessante servir o capeletti acompanhado de pão italiano e uma quantidade generosa de queijo parmesão fininho. 

Cuca

Como mencionamos anteriormente, a culinária do sul é fortemente marcada pelas tradições dos imigrantes, trazendo à mesa dos gaúchos alimentos típicos da culinária alemã — como a cuca. Trata-se de um pão (com base de farinha, leite, ovos, fermento e açúcar) que leva por cima uma farofa doce inconfundível

Ela casa perfeitamente com um belo café da tarde, e não é à toa que ela é presença garantida nos cafés coloniais. Por sua populariedade, a receita ganhou diversas variações — cuca de goiabada, doce de leite, uvas passas e chocolate

Dica: 

Esses são alguns dos pratos que compõem a culinária do sul! Como você pode perceber, por aqui come-se muito bem.

Algumas cidades, como Gramado e Canela, são verdadeiros paraísos gastronômicos, com opções para todos os gostos. Se você é um apreciador da boa gastronomia, não deixe de incluir o destino em seu próximo roteiro!

Quer saber mais sobre tudo o que a Região da Serra Gaúcha pode te oferecer? Entre em contato conosco! Teremos o prazer em te ajudar!




Por
12/09/2018

O Varanda das Bromélias trouxe uma inovação ao mercado de hospedagem em Gramado - foi o primeiro boutique hotel do Brasil. Localizado na Serra gaúcha, possui apenas 17 apartamentos, cada um com sua própria decoração, muito charme, muito conforto.


Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!