Café colonial em Gramado: saiba tudo sobre essa tradição


Café colonial em Gramado: saiba tudo sobre essa tradição

Serra Gaúcha é uma região de muita tradição, tanto culturalmente quanto gastronomicamente falando. São várias as opções de cozinha, cada uma com suas características, mesclando a herança deixada pelos imigrantes europeus com toques de contemporaneidade.

Se você procura por uma experiência incrível nesse sentido, precisa provar o café colonial em Gramado. Essa famosa tradição principalmente alemã é um dos pontos fortes da cidade, e quem passa por lá precisa separar um dia para vivenciá-la.

É pensando nisso que, no artigo de hoje, explicaremos as origens do café colonial, do que consiste essa experiência e quais são os melhores estabelecimentos especializados. Acompanhe!

Entenda a tradição do café colonial em Gramado

O café colonial, como já mencionamos, é uma tradição típica da Alemanha e bastante encontrada no Sul do Brasil — região que mantém esse costume vivo. Para se ter uma ideia, é comum que os membros de algumas famílias da cidade se reúnam nas tardes de domingo para conversar e tomar o café juntos. 

Dica: Conheça a história e o que fazer em Gramado e Canela

Trata-se de uma mistura de café da manhã e almoço, que pode ser degustada a qualquer hora do dia. Quanto ao cardápio, não se deixe enganar pelo nome, as opções são fartas e variadas, incluindo bolos, pães, salgados, geleias, café, chocolate quente, queijos, embutidos, conservas, carnes, vinhos. Um verdadeiro banquete!

Confira onde tomar o melhor café colonial em Gramado

Bela Vista Café Colonial

O Bela Vista Café Colonial foi o primeiro café colonial no Brasil, oferecendo aos clientes mais de 40 anos de tradição. Além de contar com um cardápio extenso e um variado buffet de sobremesas, a casa tem um ambiente bem decorado e aconchegante, com fachada imponente e arquitetura tradicionalmente bávara. 

Endereço: Av. das Hortênsias, 3.500, Gramado/RS. 

Gramado Café Colonial

Inaugurado em 1984, o Gramado Café Colonial é dirigido pela família Cavichion e preserva, até hoje, as receitas tradicionais trazidas pelos imigrantes alemães e italianos. A decoração da casa é intimista e o cardápio apresenta mais de 80 variedades de quitutes doces e salgados, além de rótulos de qualidade.  

Endereço: Av. Don Luiz Guanella, 1668, Gramado/RS.

Clique no banner e conheça nossas opções de suítes e experiências!

Banner-Garanta sua reserva

Coelho Café Colonial

A casa Coelho Café Colonial é bastante tradicional em Gramado, construída em estilo alpino e oferecendo um cardápio extenso de doces e salgados, além de um buffet de sobremesas com mais de 10 variedades (com direito a Fondue de Chocolate Branco e Preto). Para deixar a refeição mais especial é possível degustar vinhos, chocolates quentes, chás e cafés. 

Endereço: Av. das Hortênsias, 5433, Gramado/RS. 

Torre Café Colonial

Aconchegante e bastante rústico, o Torre Café Colonial, como o próprio nome já diz, se destaca por sua arquitetura única em estilo torre. O fogão de lenha e a famosa Grappa servida no local são diferenciais perfeitos para aproveitar os dias frios. O cardápio oferece com uma grande variedade de produtos de origem alemã e italiana

Endereço: Av. das Hortênsias, 2174, Gramado/RS.

Dica: Quer ver neve no Brasil? Conheça 5 cidades onde isso é possível!

Saiba como realizar a escolha do melhor Café Colonial 

Como você pode perceber, são várias as opções de café colonial em Gramado e a lista pode se estender ainda mais. Para realizar a melhor escolha uma dica interessante é olhar as avaliações de clientes e turistas em sites como o TripAdvisor, além de conferir o website e as redes dos próprios estabelecimentos. 

Tomar um bom café colonial em Gramado, além de um passeio romântico, é certamente algo que não pode faltar em sua passagem pela região da Serra Gaúcha. Sendo assim, leve em conta as informações reunidas no post e não deixe de separar pelo menos um dia em seu roteiro para essa experiência! 

Conhece alguém que pode precisa ler esse conteúdo? Marque essa pessoa nos comentários!




Por
15/08/2018

O Varanda das Bromélias trouxe uma inovação ao mercado de hospedagem em Gramado - foi o primeiro boutique hotel do Brasil. Localizado na Serra gaúcha, possui apenas 17 apartamentos, cada um com sua própria decoração, muito charme, muito conforto.


Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!